terça-feira, fevereiro 15, 2011

Garcínia

A Garcínia é uma fruta nativa do sul da Ásia utilizada há séculos pelos nativos da Índia como inibidor natural do apetite. Sua ação principal consiste na capacidade de "queimar" as gorduras armazenadas no organismo reduzindo assim o desejo de comer doces.
O extrato seco é obtido da casca do fruto, sendo o principal constituinte químico o ácido - hidroxicítrico que tem a função de bloquear a síntese de ácidos graxos por competir com a enzima Citrato Liase pelo substrato citrato, impedindo a formação de Acetil Coa, que é a fonte de átomos de carbono na síntese desses ácidos graxos.
A habilidade da Garcínia em controlar e reduzir o peso corporal deve-se à aceleração da queima de gordura pelo próprio corpo e pela sua capacidade de bloquear a síntese de gordura “nova”. Além desses efeitos de inibição de ácidos graxos e do aumento da taxa de queima de gordura, a Garcínia possui um efeito regulador do apetite. Esse último efeito ocorre no fígado, via a regulação do nível hepático de glicose.
O que torna a Garcínia uma alternativa ao combate à obesidade é o fato de inibir o apetite sem causar os danos comuns aos supressores do apetite que estimulam o SNC e que podem resultar em distúrbios psicológicos, cardiovasculares e outros.
Indicação: Auxiliar em dietas de emagrecimento.
Referências:
CONTE, AA. A non-prescription alternative on weight reduction therapy. Am. J. Bariatr. Med., 17-19, 1993.
HEYMSFIELD, S.B. et al. Garcinia Cambogia (hydroxycitric acid) as a potential antiobesity agent. JAMA, 280 (18): 1596-1599, 1998.
THOM, E. Hydroxycitrate (HCA) in the treatment of obesity. Int. J. Obes., 20 (S4): 48, 1996.
ROTHACKER, D.Q. et al. Effectiveness of a Garcinia Cambogia and natural caffeine combination in weight loss: a double-blind-placebo-controlled pilot study. Int. J. Obes., 21 (S2): 53, 1997.